sexta-feira, março 17, 2006

Há com cada sonho

Tive este sonho há uns dias, e não sei porque pareceu-me uma grande historia pelo que quando acordei escrevi-a logo no meu caderno. Por favor tenham em consideraçao que isto foi escrito as 7 e tal da manha. lol

Mais um ano, mais um Avante. Deixámos o carro longe da entrada e apressamo-nos a caminho da festa.
Mas de repente somos interceptados por 6 individuos de etnia africana e alguns deles armados com paus. Um deles intercepta-me e começa a ameaçar-me com o pau. Eu só dizia, "Mano, tamos em paz, qual é a necessidade disso?"
De repente reparei noutro gajo, esse ja com pouca sorte, pois ja estava a ser espancado com o pau. Toda a gente que ia a passar viu e pouco ou nada fez, a não ser o nosso grupo, que foi lá separá-los. Nesse momento apareceu uma miuda loira de olhos verdes, a fazer afirmações como por exemplo "Ah, voltem pa vossa terra!" ou "Só andam cá a gamar!". Nesse momento gritei "Pára tudo". Falámos com os seis individuos e explicamos-lhe que aquilo era errado. Mas não nos esquecemos da menina loira. A ela explicamos-lhe que não devia ser racista. O comportamento de um levava ao comportamento do outro, num ciclo vicioso com consequencias terriveis.

Continuamos a andar para a festa, todos juntos, a loira, que na altura já se tinha apresentado como Mafalda, e o grupo de seis individuos, em que apenas um me disse o nome.
Era o José e contou-me que aquilo que o grupo dele tinha feito era pão nosso de cada dia e que se tinha tornado numa espécie de protesto contra a sociedade opressiva branca.
Fiquei chocado, o José estava a protestar, fazendo algo que ia levar a haver mais razões para protestar. Todas aquelas atitudes iriam levar a mais racismo e opressão por parte da sociedade branca. Ao explicar-lhe isto ele percebeu que eu tinha razão, mas perguntou " Mas que de outra maneira posso eu combater esta opressão?" Imediatamente respondi "Música. Escreve música, escreve poemas, escreve o que te vai na alma e depois canta a alto e bom som para toda a gente ouvir." Ele ficou um bocado incrédulo, mas lá disse " Tá bem, mano, eu vou tentar, a minha vida já tá demasiado preenchida com o mal, vou tentar fazer o bem, a partir de agora."Aí, parou a sua caminhada, subiu para uma boca de incendio daquelas antigas, chamou todos os seus companheiros e disse: "Estou farto desta vida, de ser ladrão. Eu estava errado, isto não faz com que as pessoas me respeitem, mas sim que me receiem. A partir de hoje, não sou mais ladrão. Vêm este pau? Serve apenas para me ajudar a caminhar, e nunca mais para atacar quem quer que seja. Vou-me dedicar a outras formas de luta, formas que não impliquem a violência. Vou começar a fazer música e exprimir atraves dela o que sinto. Quem quiser continuar a ser ladrão, que fique aqui, os outros sigam-me."
Todos o seguiram, e foi ali que me separei do José e Companhia. Nós voltamos para a Festa do Avante e, no meu caso, com um espirito bem mais forte, um espirito de missão cumprida.

Bem qualquer objecção lembrem-se que foi escrito as 7 da manha e, acima de tudo, que é um sonho!

1 comentário:

Anónimo disse...

Era bom que fosse sempre assim como no teu sonho. Que as pessoas mudassem tão rapidamente de atitude.
mta Paz =)*